Atualizado em 12 de Junho de 2013

Diferença entre echo e print

Olá pessoal,

Como eu já havia previsto após o post sobre o comando print recebi vários e-mail e amigos perguntando qual a diferença entre echo e print e qual o melhor de ser usado.

Então neste post vamos discutir alguns pontos sobre os dois comandos e no final tenho a certeza que vocês mesmo irão concluir qual é o melhor de ser usado.

Ponto 1


Quando usamos o comando echo ele não retorna nada, já o comando print sempre irá retornar o valor 1. Por este motivo o comando echo vai ser ligeiramente mais rápido.

Ponto 2


O comando print se comporta como uma função em que podemos usar: $var = print 'Texto'; onde a variável irá receber o valor 1, isso nos mostra que o comando pode fazer parte de uma expressão mais complexa, já o echo não.

Ponto 3


O echo aceita vários parâmetros de saída como, por exemplo: echo 'texto1', 'texto2'; já o print não aceita este tipo de recurso.

Estes são os três principais pontos de diferença entre os dois. Por serem muito parecidos "EU" recomendo o uso do echo, pois ele é ligeiramente mais veloz, embora em alguns casos o comando print tem mais utilidade como em uso de expressões.


Não deixem de enviar seus comentários e suas sugestões para novos posts afinal o blog e de vocês.


E isso aí pessoal, até a próxima.

Tags:  Comandos PHP | PHP

Comentários

Sua foto do perfil

Raquel

Valeu cara. Me ajudou mesmo!!!!!!

23 de Maio de 2015 - 02:23

Sua foto do perfil

Diogo

14 de Maio de 2015 - 14:10

NEWSLETTER

Receba dicas de programação
em seu e-mail

TWITTER

Acompanhe tudo o que rola
com Mauricio Programador

NEWSLETTER