Atualizado em 17 de Dezembro de 2012

For em PHP - Comandos de Repetição - Parte 1

Salve Salve galera,

Vamos começar mais um mini tutorial, neste vamos falar sobre os Comandos de Repetição. O primeiro comando que vamos ver é o for que em português lê-se PARA.

Utilizamos este comando quando queremos executar um conjunto de códigos, em um numero determinado de vezes. Devemos ter muito cuidado com este comando, pois ele é um loop nos comando que queremos executar, então deve ter um fim. Caso não seja passados os parâmetros corretamente o loop pode não ter fim, ocasionando um erro no código.

Vamos ver a sua estrutura e seus parâmetros:

  for([valor_inicial]; [condição]; [incremento])
  {
   /* Comandos a ser executados */
  }

Vamos aos parâmetros:
  • [valor_inicial]: determina o valor inicial da variável que controlará o loop;
  • [condição]: o segundo parâmetro e a condição para que o loop continue, enquanto esta condição for verdadeira o loop será executado;
  • [incremento]: esta é a função que faz o incremento ou decremento do valor da variável valor_inicial para que ele se torne falsa na condição, fazendo assim com que o loop tenha fim.

Vejamos o exemplo:

<?php
for($i = 0; $i < 5; $i++)
 {
  echo $i . "<br/>";
 }
?>

Obs.: as variáveis criadas nos parâmetros do for ($i), são temporárias, deixando de existir após a execução do comando. Por isso evite utilizar nomes de variáveis que possam se misturar com as outras que já tenham em alguma parte do código.

É isto aí galera.


Baita abraço.

Tags:  Comandos PHP | PHP

NEWSLETTER

Receba dicas de programação
em seu e-mail

TWITTER

Acompanhe tudo o que rola
com Mauricio Programador

NEWSLETTER